Se seu negócio chegou até aqui sem um site, você deve estar se questionando: por qual motivo a minha empresa precisa de um site? O meu empreendimento ou marca é um sucesso sem um site até o momento, o que me motivaria a pensar a respeito?
A resposta é curta e objetiva: este, sem dúvida, é o melhor momento para investir em um site para sua empresa, seja qual for o porte do negócio, e aproveitar as oportunidades que a internet pode oferecer.
Não foi o suficiente para se convencer? Reunimos abaixo as dez principais razões para sua empresa ter seu próprio site.
Dez razões pelas quais sua empresa necessite ter um site
1. Sites reforçam a imagem profissional das empresas
De acordo com a Verisign, 84% dos usuários da internet acreditam que uma empresa que possui site é mais confiável que uma empresa que possui apenas perfis em redes sociais. Vale ressaltar que o site do seu negócio é o espaço ideal para expor certificações e prêmios recebidos.
Outro ponto positivo é a possibilidade de ter e-mail personalizado que exponha a sua marca, assim dá um tom ainda mais profissional a todas mensagens trocadas com as pessoas que fazem contato com seu negócio.
2. Seu site pode atrair mais clientes a partir do Google e outros sites de busca
Você pode estar satisfeito com o tamanho do seu negócio no momento, mas com a ajuda de sites de busca como o Google, este crescimento pode ser contínuo e ainda contribuir para que você receba novos contatos ou venda com mais facilidade.
Um site bem otimizado pode ajudar sua empresa a se classificar bem em vários termos de pesquisa e atrair um fluxo constante de novos clientes. Esta técnica se chama Otimização para Mecanismos de Busca (SEO – Search Engine Optimization, em inglês) e consiste em manobras técnicas que melhoram a forma como seu site é exibido durante as buscas na internet, tornando-o encontrável com mais facilidade.
3. Você pode expor melhor seus produtos e serviços
Ao criar um site para seu negócio, você tem a oportunidade de oferecer mais informações sobre seus produtos e serviços, de forma clara, que uma rede social não consegue te atender de forma completa.
Com o auxílio de fotos, textos, vídeos e outros recursos visuais, você pode expor mais detalhes sobre os produtos e serviços da sua empresa, além de incluir links diretos para a compra.
Mesmo quando o cliente chega via redes sociais, na grande maioria das vezes, ele necessita de informações complementares e um simples link no seu perfil social pode responder às suas dúvidas e, se o conteúdo estiver bem estruturado e com linguagem comercial cuidadosamente elaborada, terá grandes chances de estimular a compra.
4. Você pode exibir depoimentos dos seus clientes e apresentar outros trabalhos já realizados
Para o futuro cliente, referências sobre o seu trabalho podem ter um grande valor. Exibir projetos já realizados e depoimentos de clientes atendidos pode ser muito interessante, principalmente para prestadores de serviços como arquitetos, produtoras de eventos, estilistas, serviços de buffet etc.
5. Um site pode incentivar os clientes a entrarem em contato com você
Sites facilitam o acesso à empresa por concentrar as principais formas de contato, seja por e-mail, redes sociais, formulário de contato, chat etc. Estas informações podem estar presentes no rodapé das páginas ou no menu principal.
Enquanto o futuro cliente tem acesso às informações do produto ou serviço, ele pode receber informações em tempo real por um mecanismo de chat instalado no site, aumentando as chances de conversão de vendas.
6. Seu site pode te ajudar a ganhar mais visibilidade que os seus concorrentes
Se os seus concorrentes locais ainda não têm um site, saiba que a qualquer momento eles podem ter. Aí já está um grande motivo para você se movimentar rapidamente.
Quando a sua empresa tem um site, ela não só aumenta as chances de ser mais facilmente encontrada pelos clientes da sua região, mas também por clientes de outras localidades. E se os seus produtos e serviços podem ser vendidos para outras regiões, aumentam as suas chances de fechar negócios.
7. Pode ser mais fácil de gerenciar do que você imagina
Com o avanço da internet, a gestão de sites tem sido cada vez mais aprimorada com a utilização de plataformas intuitivas, práticas e de fácil gestão. Dentre as principais existentes no mercado, o WordPress está entre as ferramentas de gestão de sites mais populares com desenvolvedores do mundo todo trabalhando pelo aprimoramento deste recurso.
As ferramentas de gestão de conteúdo possibilitam que o administrador do site possa publicar novas páginas e atualizar as existentes com mais facilidade e contam com recursos complementares que permitem incluir agendas de eventos e formulários de contato, por exemplo, além de possibilitar integrar com as redes sociais.
8. Você pode descobrir mais oportunidades de negócio
Interligando seu site a ferramentas de do monitoramento como Google Analytics, você pode obter informações complementares que te permitem identificar oportunidades de novos negócios, produtos e serviços, além de ajudar você a direcionar a sua estratégia.
Com os dados coletados, você pode, por exemplo, identificar qual é o produto mais acessado em seu site e estudar formas de como você pode aumentar as vendas deste item ou avaliar por qual razão um determinado produto ou serviço é pouco acessado, podendo aprimorar a comunicação com mais agilidade.
Os dados gerados pelas métricas do site podem também contribuir com as ações realizadas em lojas físicas, com a implementação de serviços ou venda de produtos que antes não estavam previstos no portfólio.
9. Um site aumenta suas chances de sucesso em longo prazo
Dia após dia, o número de usuários conectados na internet aumenta reforçando a necessidade dos empresários investirem na Presença Digital dos seus negócios, principalmente quando o assunto é mobilidade. Afinal, nem todos podem ter um computador em casa, mas grande parte da população tem um smartphone.
Sem um site, sua empresa é invisível para essas pessoas. À medida que avançamos na era digital, sua empresa se tornará invisível para todos, a menos que você invista em um site.
Portanto, para se manter competitivo neste mundo cada vez mais digital, sua empresa precisa ficar online.
10. É possível ter um site com baixo custo
Construir um site não é apenas mais fácil do que costumava ser, mas também é mais acessível. Com a modernização dos recursos, o custo para ter um site no ar também se tornou menos oneroso.
Você pode até criar seu site em plataformas gratuitas para começar, porém se você inicia o negócio com um site profissional, as chances de resultado positivo aumentam exponencialmente. Reflita a respeito.
Dica bônus!
Antes de se arriscar a fazer seu site sozinho, volte nesta página e leia as dicas. Lembre-se: não encare seu site como um folheto no formato digital. Saiba que ele tem um papel muito importante para que sua empresa ganhe espaço e conquiste mais clientes, entretendo, educando e vendendo.